Som do Dia

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONCEITOS IMPORTANTES DO FILME FAHRNHEIT 09/11 -






    George W. Bush assumiu a presidência através de forma injusta. Enquanto as emissoras diziam que a Flórida apoiava Al Gore, a emissora Fox News Channel anunciou a vitória de George W. Bush, só que o encarregado das decisões da Fox naquela noite que anunciou a vitória de Bush era o primo em primeiro grau de Bush, John Ellis.
    Bush não teve apoio da população nos primeiros 8 meses. Ele não conseguiu nomear juízes, teve dificuldades para aprovar suas leis e perdeu o controle republicano no Senado. Seu índice de aprovação nas pesquisas caiu. Ele já começava a ser visto como presidente sem futuro. Quando tudo estava dando errado, ele resolve tirar férias, mais do que merecido depois de tanto esforço, não?
    Em 11 de Setembro de 2001, aproximadamente 3 mil pessoas morreram no maior ataque estrangeiro em solo americano. Os alvos foram centros internacionais e militares dos Estados Unidos. No momento do ataque, o Sr. Bush se dirigia para uma escola na Flórida ao saber sobre o primeiro avião que atingiu o World Trade Center que os terroristas já tinham atacado 8 anos antes. O Sr. Bush decidiu prosseguir com a sua manobra publicitária. Quando o segundo avião atingiu a torre, o chefe do Estado-Maior entrou e disse para o Sr. Bush: “O país está sob ataque”... Sem saber o que fazer, sem ninguém para lhe dizer o que fazer nem mesmo o Serviço Secreto disponível para lhe dar proteção, o Sr. Bush se sentou e continuou a ler “My Pet Goat” para as crianças. Cerca de 7 minutos se passaram sem que ninguém fizesse nada. Para quê fazer alguma coisa? Besteira! Em vez de trabalhar mais, George W. Bush apenas se divertiu com suas férias. Será que se ele tivesse trabalhado mais, feito reuniões, lido relatórios, isso teria acontecido?
    “Devemos fechar todos os aeroportos dos Estados Unidos”. Milhares de viajantes ficaram retidos. Há aviões autorizados por altos escalões do governo para retirar parentes de Osaman Bin Laden e outros sauditas dos EUA.
    O James R. Bath que foi riscado do registro de 2004 que acusava Bush manter relações com a família Bin Laden, era amigo de Bush, uma pessoa que realmente investiu nele. James Bath, amigo de Bush, foi contratado pelos Bin Laden para administrar e investir seu dinheiro no Texas. E James Bath, em troca, investiu em George W. Bush.
    George W. Bush deu a um assassino em massa 2 meses; será que na realidade ela tinha outros propósitos no Afeganistão, o gás natural?
    “Guerra ao Terror”, o povo americano estava com medo. Tudo era motivo de medo. Os terroristas manipulavam o povo, eles não sabiam o que fazer...
    Então o Decreto Patriota, adotado pelo Congresso e assinado por Bush mudou a forma de o governo fazer seus negócios. O Decreto Patriota permite buscas em registros médicos e financeiros, conversas por computador e telefone e até livros pegos em bibliotecas. Muitos aceitaram.
    Enquanto a segurança da pátria impedia o leite materno nos aviões, fazia o possível para que não se detonasse uma bomba a bordo. “Senhores na academia: ruim. Grupos pela paz em Fresno: ruim. Leite materno: péssimo. Mas fósforos e isqueiros no avião: Ei, tudo bem!” Os policiais não têm treinamento, informações de como prender um terrorista.
    Em 19 de março de 2003, George W. Bush e o Exército dos EUA invadiram a nação soberana do Iraque. Uma nação que nunca atacou os Estados Unidos. Uma nação que nunca ameaçou atacar os Estados Unidos. Uma nação que nunca assassinou um único cidadão americano.
    Bush passou a maior parte do ano justificando a invasão do Iraque. Bush dizia que lá havia armas químicas, apesar de até hoje não terem encontrado. Bush fez pessoas acreditarem que realmente havia uma ameaça lá, quando, de fato, não havia. “Sempre ouvimos coisas que não acontecem, e isso não nos incomoda”.
    Muitos soldados perderam suas vidas, famílias destruídas por algo que não havia necessidade; pois não havia ameaça vinda do Iraque.
    Com a guerra diferente do planejado e o Exército precisando de muitos soldados, foram em busca de recrutas em locais arruinados pela economia. Locais onde a única chance de emprego é servir ao Exército.
    Senão fosse o petróleo, não haveria motivação. O petróleo foi o motivo da invasão. Tudo apenas por lucros, pela economia. “Bom para os negócios, ruim para as pessoas”.
    Por princípio, a guerra é planejada para manter a sociedade à beira da fome. A guerra é a fúria dos governantes contra suas próprias ideologias.
    O filme “Fahrenheit 11/9” destaca que o George W. Bush se tornou presidente de forma injusta. Destaca também mostrar o sofrimento das famílias que perderam seus filhos, de uma invasão sem necessidade, de um presidente que não soube governar bem. Um presidente sem futuro, que estava apenas interessado na economia, no gás natural. A Guerra é lucrativa para empresas americanas.





Por: Paula Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário